sexta-feira, 12 de março de 2010

O gajo que me fez os cartões tem um granda estilo

O gajo que me fez os cartões tem um granda estilo

A ideia dos cartões vem desde o início. Achei que era agradável entregar um cartão a quem fotografasse ou a quem abordasse para o fazer. Dispensavam-se papelinhos, canetas, “escreva nas minhas costas”, “leva um “o” antes de “alfaiate””, “não é Lisboa, é l-i-s-b-o-e-t-a” etc, etc. O processo ficaria mais simples e, seguramente, mais elegante. Por outro lado estávamos em Janeiro de 2009, tinha meia dúzia de posts publicados e nada me garantia que não perdesse o ímpeto inicial no espaço de um ou dois meses. Mandei fazer os cartões primeiro, as respostas às minhas dúvidas vieram depois.

Mas o Rui Quinta não é apenas o gajo dos cartões. O Rui foi dos poucos amigos que me disse, antes de iniciar o Alfaiate, “ideia gira, vai em frente”. E é por essas (e por muitas outras) que sempre que algo de bom acontece com este blogue o número dele é o primeiro que ligo. E é por essas e por outras, que vou continuar a ligar. Porque repito, o Rui não é apenas “o gajo dos cartões”. O Rui é o amigo a quem ligo a perguntar “tens aí cartões do Alfaiate?” quando dou conta que tenho a meu lado o Dr. Ricardo Espírito Santo Silva Salgado – que está mais ou menos para mim como está o Papa para qualquer Católico Apostólico Romano – e nenhum cartão no bolso. O Rui é o amigo que me aparece à frente em dois minutos com os ditos cartões e me pergunta em jeito de afirmação: “mas o que é que tens a perder?!”. Porque para estendermos a mão ao nosso chefe supremo e lhe apresentarmos o nosso próprio projecto é necessário deixar de lado o receio de fazer figura de parvo. Porque acredito que, com peso conta e medida, é da capacidade de deixarmos de lado esse mesmo receio que muitas conquistas são feitas. Porque é de figuras, mais ou menos parvas, que este blogue é feito. Mas já que as faço, que as faça com estilo. O parvo já se sabe…sou eu, o estilo é com este senhor...com os cartões deste senhor

33 comentários:

None disse...

Tem estilo e é giro que se farta. Mesmo quando usa o cabelo à mafioso empastado em gel ou veste aquele casaco de malha horrendo (tem 2 iguais) e diz que é quentinho :o) E dizem que ele e a irmã poderia bem ser gémeos. Talvez em tudo, menos no estilo ;o)
Beijinhos grandes!

Carmo disse...

Tem um estilo engraçado sim senhor! Os cartões são o máximo

Anónimo disse...

Nunca lho disse, mas sempre gostei deste padrão.

Analog Girl disse...

O Rui como nunca o tinha visto...
:)

Anónimo disse...

O Alfaite tem uma energia e confiança pouco comuns em terras lusas. Admiro a forma como encara este blog e espero que o mesmo lhe traga o sucesso que merece.

Pequenas Coisas disse...

os cartões são muito giros. tem estilo, o Rui e o Alfaite. e nada de parvo!

She's only happy in the sun! disse...

Que casaco tão...tão..humm.. giro, vá.

Unknown disse...

Amizade acima de tudo :)

eu disse...

Tens de explicar melhor essa história do Ricardo Salgado!!! ;)

epifania disse...

Então e ganhaste alguma coisa???

Anónimo disse...

Hmmm.... Passo! Sem comentarios! Apenas digo q não é um estilo q aprecie


asina Sunne in splendour

António Prates disse...

Ora bem… Se eu envergasse um casaco igual e este, e se desatasse a passear pela Avenida do Povo, aos olhos de quem fala do tempo, de quem fala da bola, e de quem corta na casaca de quem calha, certamente os muitos reformados escarneceriam: “o Carnaval já acabou…” Os mais jovens calculariam: “Passou-se!” E as mulheres lastimavam: “Tadinho…!

Mas se o amigo da foto parasse junto ao Paço Municipal, num carro vistoso, naturalmente todos cochichavam : “Isto está a evoluir, vêm aí os turistas!"

Inês Miranda disse...

Gostei imenso do seu blog!
Já passou a ideia de tirar fotos a pessoas que têm estilo mesmo giro ou porque gostei imenso do conjunto, sempre gostei de estilo próprio principalmente. Uma vez tentei tirar, mas essa pessoa olhou-me de lado, e assim nunca mais o fiz, apenas guardo essa imagem na cabeça. Já passei em vários países, e muitas vezes ficava parada a olhar, " que estilo Brutal!"
Admiro imenso daquelas pessoas que gostam de vestir à sua maneira e de seguir o que lhes agradam e que ficam bem.
E as suas fotos tem imensa qualidade.
Fique bem.

Anónimo disse...

Muito muito bom! E não concordo com a Mara, acho que o cabelo assim fica impecável! Grande abraço para os dois:) Andre B

Nessuno disse...

bem, antes de mais o homem tem um estilo do caraças. quando nós pensamos "ficava foleiro.." não fica. e talvez seja bem possível que isso aconteça por ser quem é.

depois, a história dos cartões. têm de facto um design simples, eficaz e requintado. o trabalho foi óptimo pois dá ao processo não um tom invasivo, mas sim elegante. Tenho o meu guardado e há designers ou aspirantes a tal que já o elogiaram com todas as palavras caras que sabe bem ouvir, mesmo que não tenhamos nada a haver com o assunto.

e sim, por muitas dimensões que um projecto ganhe, que as suas faces mudem ou que nós próprios mudemos de atitude, o que sempre sabe melhor é sem dúvida lembrar de quem nos empurrou para a aventura e agradá-lo, presenteá-lo ou até chateá-lo com as consequências vindas =)

parabenizo-te e ao mr. quinta designer

duarte disse...

apesar de nao ser, é demasiado H&M

Anónimo disse...

pois eu acho que não seria nada fazer figura de parvo ... com o chefe supremo ... até porque oportunidade não faltará ( já no próximo mês na CE)
Ah, acho que deviam fazer cartões com íman para colar no frigorífico ...
bjs

dani disse...

Gosto muito do blog, não teria coragem de pedir a um estranho me deixasse fotografa-lo, mas ainda bem que alguém tem... :p

Gosto dos cartões!

Helena disse...

Tem estilo sim senhor e aguenta-se muito bem no "outfit", que não é nada fácil.
Ah... e os cartões estão óptimos (obrigada pelo link) e cada vez gosto mais deste blogue! Parabéns Alfaiate!

Vânia de Almeida disse...

adoro todas as fotos, todos os posts.

BAD disse...

Bela foto,belo estilo...
"essa" em relação ao Salgado é que me surpreendeu...(quando lhe acaba o papel tb ele precisa q alguem o vá buscar ;) )
dá-lhe alfaiate!sempre bom t ler.

LAD disse...

Raios e "Carriscos"!

O senhor que desenhou aquele impermeável foi o mesmo que inventou a gabardine.

Quem Não Tem Cão disse...

Hummm.... vou já mandar fazer cartões!
;o)

Dame Chocolate disse...

Adorooo o casaco *.*

R.L. disse...

Cartões elegantíssimos! Ainda peço uns para mim, ao meu gosto e medida!c

LuísRibeiro disse...

O Rui tem estilo, no doubt. Ainda que ache que se vestiu propositadamente para a foto...

Quanto ao digníssimo Drº RS, que conheço bem, acho que consideraria, artisticamente falando, esforçado este teu "projecto". E isso não seria necessariamente pejorativo. :)

GPETOM disse...

OOOOHHHHHHH NOOOOOO!!!!!!!!!

Adri disse...

Cheguei ao teu blog através da mana do sr.dos cartões!!! na altura também visitei o website e um texto sobre uma bicicleta e o seu avô deixaram-me fascinada! Assim que nutro uma admiração natural por esse senhor e quanto a ti... continua a tua saga! hehe

Anónimo disse...

Adoro este Blog, pq adoro Lisboa e adoro as fotografias. Mas o que me leva a comentar hoje pela primeira vez é o seguinte: também adoro o ricardo Salgado, o último banqueiro&bancário português em quem podemos confiar. Deves ser um gajo à maneira alfaiate.

Nogueirajcs disse...

O blog do tal RuiQuinta no I.E. funciona mal, aliás dá erro e "aborta". De qq modo encontrei o site... http://www.ruiquinta.com/

Ah e o tipo tem pinta

P. disse...

já disse que gosto muito do rui? :)

Unknown disse...

o impermeável é burberry...

RPPMC disse...

Já sabia que eramos colegas de profissão. Depois de lido este post interrogo-me se não seremos também colegas de Banco...Também eu tenho um fetiche por coincidências...Gostei da ideia de teres usado os cartões e o valor investido nos mesmos como estímulo a não abandonares o teu projecto